domingo, 24 de fevereiro de 2013

Primeira semana - Eletricidade

História:


    O filósofo grego Tales de Mileto notou que ao atritar lã em um âmbar, pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pela resina. 
    Até 1600 nada aconteceu, Mas, isso mudou quando William Gilbert, médico da Rainha Elizabeth, escreve um livro sobre Magnetismo.Porém, só decola em 1800 com Alessandro Volta e sua criação: A primeira Pilha.
    Abaixo, temos mais alguns marcos na história da eletricidade:

  • 1820: O físico Hans C. Örsted observa que um fio de corrente elétrica age sobre a agulha de uma bússola. Com isso, percebe-se que há uma ligação entre magnetismo e eletricidade.
  • 1831: Michael Faraday descobre que campo magnético gera corrente elétrica.
  • Nikola Tesla (corrente alternada:cujo sentido varia no tempo) x T. Edson (corrente contínua: cujo sentido permanece constante ao longo do tempo).

Carga elétrica:

    Os átomos são formados, basicamente, por elétrons (-), prótons(+) e nêutrons(0). O primeiro fica em uma espécie de órbita, a eletrosfera, ao redor do núcleo, onde estão os prótons e os nêutrons.
    Um corpo está eletrizado quando possui mais prótons que elétrons ou vice-versa. Lembrando que os elementos da tabela periódica são neutros, ou seja, possuem a mesma quantidade de carga positiva e negativa.
    Em experimentos realizados, foi comprovado que cargas iguais se repelem (+ e + / - e -) enquanto diferentes se atraem. 


Processos de eletrização:

1- Atrito:


2- Contato:


3- Indução (não tem contato entre os corpos):

Nenhum comentário:

Postar um comentário